O Dia dos Pais - Como desenvolver o tema nas escolas?

É preciso muito cuidado ao abordar o tema Dia dos Pais nas escolas. As famílias têm sofrido mudanças ao longo dos tempos e a antiga ilusão de familias e pais modelos não existe mais. Por isto, pesquise o perfil familiar da sua turma antes de começar a desenvolver o tema.
Sou professora e a realidade que eu acompanho nas salas de aula é: a maioria das crianças tem pais separados; algumas não conhecem seus pais; outras não podem se aproximar de seus genitores devido ao histórico de agressões; outras tem pais viciados em drogas e  algumas tem o carinho dos pais, mesmo que ausentes na maior parte do tempo.  "Não é exagero", é a realidade. Então pra que comemorar o dia dos pais?


http://sabedoria.multiply.com/journal/item/27
Porque além da ligação biológica existe a ligação afetiva, e cada pai deixa marcas diferentes em seus filhos. A data comemorativa é uma oportunidade para os filhos dizerem o que pensam sobre seus pais, demonstrarem gratidão e compreensão, e de refletir as relações familiares. É uma oportunidade para a confraternização.

Pense antes de simplesmente dar figuras para seus alunos pintarem , ler alguma coisa bonita sobre o dia dos pais ou fazer lindas lembrancinhas. 

Discuta o tema família, a função dos pais (deixe as crianças falarem a realidade), conversem sobre as relações afetivas dentro da família, a cooperação, as relações família /trabalho e família/gênero, enfim, há uma variedade de formas para se aprofundar no tema do dia dos pais, sem simplesmente criarem lembrancinhas e murais.
O livro “As famílias do Mundinho”, é um excelente livro para abordar a diversidade familiar, pois ele dá muitos exemplos de tipos de famílias e estruturas familiares. Ele pode ser utilizado na educação infantil, porque tem uma linguagem fácil , direta, e é  bem ilustrado, e pode ser apresentado nas séries iniciais do Ensino Fundamental, porque com ele é possível fazer uma abordagem profunda sobre o tema .
Uma sugestão de atividade  para ser desenvolvida com as crianças na escola  é a  construção de uma minigráfica. Através da atividade as crianças tem a oportunidade para  escreverem o que pensam ou responderem a perguntas específicas sobre sua família. Durante  a  sua construção é possível trabalhar a interdisciplinariedade, basta usar a criatividade.

Erica Bosi

Comentários

  1. Legal Erica!
    É realmente complicado trabalhar esta data, pois a realidade é esta mesmo que você citou. Gostei das suas dicas...
    Agradeço o selo que me ofereceu. Já levei para o meu blog.
    Abraço carinhoso!

    ResponderExcluir
  2. Que bom que gostou!
    Grande abraço!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Gostou da postagem? Deixe aqui seu comentário ou sugestão. Sua opinião é muito importante.