É preciso muito cuidado ao abordar o tema Dia dos Pais nas escolas. As famílias têm sofrido mudanças ao longo dos tempos e a antiga ilusão de familias e pais modelos não existe mais. Por isto, pesquise o perfil familiar da sua turma antes de começar a desenvolver o tema.
Sou professora e a realidade que eu acompanho nas salas de aula é: a maioria das crianças tem pais separados; algumas não conhecem seus pais; outras não podem se aproximar de seus genitores devido ao histórico de agressões; outras tem pais viciados em drogas e algumas tem o carinho dos pais, mesmo que ausentes na maior parte do tempo. "Não é exagero", é a realidade. Então pra que comemorar o dia dos pais?
http://sabedoria.multiply.com/journal/item/27 |
Pense antes de simplesmente dar figuras para seus alunos pintarem , ler alguma coisa bonita sobre o dia dos pais ou fazer lindas lembrancinhas.
Discuta o tema família, a função dos pais (deixe as crianças falarem a realidade), conversem sobre as relações afetivas dentro da família, a cooperação, as relações família /trabalho e família/gênero, enfim, há uma variedade de formas para se aprofundar no tema do dia dos pais, sem simplesmente criarem lembrancinhas e murais.
O livro “As famílias do Mundinho”, é um excelente livro para abordar a diversidade familiar, pois ele dá muitos exemplos de tipos de famílias e estruturas familiares. Ele pode ser utilizado na educação infantil, porque tem uma linguagem fácil , direta, e é bem ilustrado, e pode ser apresentado nas séries iniciais do Ensino Fundamental, porque com ele é possível fazer uma abordagem profunda sobre o tema .
Uma sugestão de atividade para ser desenvolvida com as crianças na escola é a construção de uma minigráfica. Através da atividade as crianças tem a oportunidade para escreverem o que pensam ou responderem a perguntas específicas sobre sua família. Durante a sua construção é possível trabalhar a interdisciplinariedade, basta usar a criatividade.
Erica Bosi
Erica Bosi
Legal Erica!
ResponderExcluirÉ realmente complicado trabalhar esta data, pois a realidade é esta mesmo que você citou. Gostei das suas dicas...
Agradeço o selo que me ofereceu. Já levei para o meu blog.
Abraço carinhoso!
Que bom que gostou!
ResponderExcluirGrande abraço!