Dicas para criar um Clube do Livro - atualizado

O Clube do livro é um projeto que tem como objetivo o compartilhamento de livros como diversão ou para fins pedagógicos, neste caso a atividade pode ser realizada simplesmente com o objetivo de estimular o hábito de leitura, ou também para trabalhar a análise crítica, dramatização , linguagem oral e escrita, a interpretação e a interdisciplinaridade.

    Veja a seguir algumas dicas para se criar um Clube do livro de forma fácil, e que pode ser utilizado em sala de aula ou em outros ambientes :

     1- Reflita sobre os objetivos da criação do Clube do Livro e se possível deixe claro para os participantes quais são estes objetivos ,como: adquirir prazer pela leitura, estimular a imaginação, elaborar uma  pesquisa científica, realizar uma análise crítica, ampliar o repertório linguístico , ampliar o repertório literário, imaginar  uma sequência lógica ,  aprender sobre valores e etc.

    2- Adquira uma boa quantidade de livros, apropriados para a idade dos participantes, ou peça para cada um doar um livro. Outras fontes de escrita também podem ser utilizadas no Cube, como: jornais, revistas, gibis, bíblia e etc, pois quanto mais livros o Clube tiver, por mais tempo ele funcionará.
   
     3- O dia da troca dos livros deve ser definido previamente com leitores para que eles se organizem e formem hábito de leitura. Por exemplo: toda sexta-feira, de quinze em quinze dias, toda primeira semana do mês, ou todos os dias. O período de tempo de leitura é relativo. Ao definir o mesmo, é preciso  levar em conta o tamanho do livro. 
Se levarem para casa , é interessante pensar no tempo disponível que eles terão para ler (fim de semana?, recesso?, todas as tardes?), e definir uma data para entrega. 

      4-   As regras de funcionamento  devem ser  claras e coladas no verso do livro.


     5- Numere os livros e encape-os para conservar por mais tempo.

    6- Construa uma tabela com a lista dos nomes de todas as crianças que irão participar do Clube. Veja o exemplo na figura abaixo:

    7- Insira na tabela os números dos respectivos livros que serão entregues para cada criança, para manter o controle dos livros na hora da entrega. 

     8- É importante que além do rodízio do Clube do Livro os participantes tenham acesso a outras fontes de leitura, diariamente. Na escola por exemplo os cantinhos da leitura ou estantes de livros facilitam o acesso a leitura.
 
Nicole lendo

 Gostou do conteúdo? Então deixe seu comentário logo abaixo.

                                                                                                                Erica Bosi

Comentários

  1. amei a postagem, tenho 18 anos e apesar de ser aluno em uma ecola publica - faço o ultimo ano do ensino medio - quero fundar dois clubes um do livro e outro de poesia, o que acha?
    PS: meu nome é italo

    ResponderExcluir
  2. Olá Ítalo!

    Acho uma ótima ideia, pois você fará uma coisa que gosta e com certeza estimulará muitos amigos a lerem e a escreverem.
    Seria legal que os professores dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio incentivassem atitudes como estas.

    Parabéns pela iniciativa!

    Abraços
    Erica

    ResponderExcluir
  3. Estou criando um clube do livro. Achei as dicas aqui muito boas para os iniciantes. Obrigado.

    ResponderExcluir
  4. Gostei das dicas. estou criando um clube e as suas dicas vao me ajudar bastante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que o post será útil para você! Fico feliz.
      Obrigada pela visita e volte sempre!

      Excluir
  5. parabens!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Amei as dicas! Sou professora do 2° ano do ensino fundamental I, e estou pretendendo criar um clube do livro, para estimular o hábito pela leitura.
    Abraços Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana!

      É uma boa ideia. É importante estimular hábitos de leitura em todas as idades, principalmente na alfabetização.
      Que bom que gostou do conteúdo do blogue!
      Grande abraço!

      Excluir
  7. Olá.
    Eu estou muito interessada em abrir um clube do livro na creche e na escola aqui do meu bairro. Você saberia me dizer do que eu preciso para abrir um clube nesses locais??

    ResponderExcluir
  8. Vou fazer o Clube do Livro na escola e o mais legal é que é a pedido de algumas alunas!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Gostou da postagem? Deixe aqui seu comentário ou sugestão. Sua opinião é muito importante.