O que fazer se um raio vir em sua direção?



Se você sentir os pêlos do seu corpo eriçados e um formigamento de repente, aja rápido pois pode ser um raio. Mas não se desespere. Você terá a chance de sobreviver se agachar e abaixar a cabeça na altura do joelho como mostra o desenho a seguir:


É claro que ninguém quer passar por uma situação como esta, e para isto é preciso se proteger em locais menos propícios as descargas elétricas, como dentro de ambientes fechados, de preferência longe de morros , aparelhos eletrônicos, telefones, materiais de cozinha e janelas ( a regra também valem para os carros).

Para saber mais, e conhecer verdades e lendas sobre os raios clique aqui =>


No site da Defesa civil do Rio de Janeiro encontrei a avaliação de algumas frases populares sobre os raios que nem sempre são verdadeiras. Veja:

Lenda: Se não está chovendo não caem raios.

Verdade: Os raios podem chegar ao solo a até 15 km de distância do local da chuva.

Lenda: Sapatos com sola de borracha ou os pneus do automóvel evitam que uma pessoa seja atingida por um raio.

Verdade: Solas de borracha ou pneus não protegem contra os raios. No entanto, a carroceria metálica do carro dá uma boa proteção a quem está em seu interior; sem tocar em partes metálicas. Mesmo que um raio atinja o carro é sempre mais seguro dentro do que fora dele.

Lenda: As pessoas ficam carregadas de eletricidade quando são atingidas por um raio e não devem ser tocadas.

Verdade: As vítimas de raios não "dão choque" e precisam de urgente socorro médico, especialmente reanimação cardio-respiratória.

Lenda: Um raio nunca cai duas vezes no mesmo lugar.

Verdade: Não importa qual seja o local ele pode ser atingido repetidas vezes, durante uma tempestade. Isto acontece até com pessoas. O guarda florestal norte-americano Roy Sullivan foi atingido sete vezes durante sua vida. Sofreu pequenas queimaduras, contusões, tombos e roupas rasgadas. Hoje, aposentado, Roy mora numa casa reboque com um pára-raios em cada quina.

Comentários

  1. Desta postagem Erica eu posso dizer que tenho conhecimentos a respeito, pois ja estudei elétrica.

    Porque não se deve ficar escondido em baixo de árvores?

    A resposta é, a árvore é o ponto mais alto naquele lugar propicio a descarga elétrica, como no exemplo da foto, um campo plano, e uma única árvore, então ela é a que esta mais proxima da tempestade elétrica.

    Para quem conhece de elétrica, a energia tende sempre a manter equilíbro e o que acontece é que quando acontece incidência de raios é porque existe uma diferença de potencial entre as nuvens e o solo (DDP), ou seja, ou o raio pode vir para o solo, como ir para a nuvem, isso depende de como as cargas estiverem dispostas.

    Concluindo, não fiquem próximo de pontos que facilitam o equilíbrio das cargas, pois ele provavelmente será um ponto a receber um raio e se voce estiver la, vai sobrar pra ti

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Gostou da postagem? Deixe aqui seu comentário ou sugestão. Sua opinião é muito importante.