Evite a contaminação de pilhas e baterias





O consumo de objetos eletrônicos, como: celulares, câmeras fotográficas, brinquedos, e controles remotos, está cada vez maior, mas grande parte da população ainda não se habituou com a separação do lixo e o descarte devido de materiais tóxicos, como pilhas e baterias.
Quando não há mais finalidade em casa, estes produtos devem ser descartados em coletas seletivas próprias, encontrados em postos de vendas e em fábricas de origem e não em lixos comuns.
As pilhas e baterias possuem substâncias perigosas como : zinco, chumbo, manganês, cádmio e mercúrio. Cada substância apresenta um risco à saúde, que vai desde anemia até doenças neurológicas e câncer.
No meio ambiente, o descarte destes materiais podem trazer danos ainda maiores, pois as substâncias podem afetar os lençóis freáticos, o solo e a alimentação.
O destino dos lixos tóxicos e a preservação do meio ambiente e da saúde humana, são assuntos para serem debatidos com mais seriedade por líderes de todo o planeta, tendo em vista, a busca por meios mais eficazes de conscientização e fiscalização do processo e descarte destes lixos tóxicos.


Erica Bosi

Leia:

Comentários