Recursos didáticos para ensino da Astronomia - planetários, jogos ...



Na internet você encontra vários recursos didáticos que podem auxiliar no ensino da Astronomia, como planetários virtuais, jogos e vídeos. Mas quantidade não é  qualidade, então para facilitar a sua busca selecionei alguns links legais que podem aprimorar a sua aula.

O melhor dos planetários encontrados na web, na minha opinião, é o Solar System Scope, pois além de ilustrar o sistema solar de forma interativa e em 3D , ainda conta com uma bela música de fundo. Para traduzir a página basta acessar botão com uma bandeirinha no canto superior direito da página.
Outro planetário interessante é o Neave, com ele é possível visualizar a imagem do céu da região em que você mora ou de qualquer outro lugar. Você também pode ler as informações de cada estrela e sua constelação.
Stellarium  é um um planetário que mostra um céu realista em 3D, igual ao que se vê a olho nu, com binóculos ou telescópio. Ele também apresenta as constelações relacionando-as com imagens que facilitam a aprendizagem, exemplo: a  imagem de um urso onde está situado a constelação Ursa Maior. Este planetário possui o código aberto, assim pode ser baixado para seu computador e ser utilizado sem internet. Você pode baixá-lo pelo baixaki
Os jogos também são bons recursos para serem utilizados nas aulas, principalmente com crianças. Jogando O pequeno cientista do site do MEC, você viajará em uma nave animada e cheia de jogos, curiosidades sobre astronomia e atividades para sala de aula.
E no jogo da turma do Cambito, do site Portal do Professor, você aprenderá a colocar os planetas na ordem correta. Ainda neste site, também poderá acessar um vídeo sobre o sistema solar.
Para acessar os sites sitados você pode clicar nas palavras destacadas em azul ou nos links da lista abaixo:

Se esta postagem foi útil para você, deixe um comentário.

Comentários

  1. Olá.Parabéns pelo site. Gostaria de saber se posso, eventualmente publicar algum link para crianças.
    Tenho um site de notícias (www.mspontocom.com.br) no qual já dou algum espaço para a astronomia amadora. Gostaria de inserir crianças nesta fantástica ciência. Obrigado
    meu e mail é: marco.ms@uol.com.br

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Gostou da postagem? Deixe aqui seu comentário ou sugestão. Sua opinião é muito importante.