Projeto Aprendendo com jogos e brincadeiras 1


Estou trabalhado o projeto Aprendendendo com Jogos e brincadeiras com minha turma de PréI e estou adorando. Além de favorecer a aprendizagem de conteúdos de vários eixos de  conhecimento, este projeto é muito divertido.
Tudo começou com uma conversa sobre videogame, o assunto preferido da turma. Fizemos pesquisas sobre o que é, para que serve, quanto custa e o que aprendemos com o videogame. Também fizemos uma reflexão sobre o que apendemos com os jogos de luta e chegamos a conclusão que não aprendemos coisas boas com eles.
Numa segunda fase do projeto partimos para outros tipos de jogos e as crianças fizeram uma pesquisa sobre jogos e brincadeiras que seus pais e avós brincavam quando criança. E para envolver ainda mais a família com o projeto propus que confeccionassem jogos com materiais recicláveis em casa.
Enquanto isto,  na escola fizemos jogos coletivos como memória de letras, bola de meia, dominó e boliche de cores, com materiais reaproveitados. Trabalhamos movimentos e regras com futebol, batata quente, dança da cadeira, pula corda, amarelinha e etc. Fizemos também, um mural com a releitura da obra Pipas de Candido Portinari e finalmente expomos os jogos que foram confeccionados em casa e na escola.
O projeto ainda não acabou, pois o tema é amplo e oferece muitas possibilidades de trabalho, e principalmente porque quando toda a turma está envolvida devemos aproveitar ao máximo, não é mesmo?
Quer ver a continuação do projeto? Acesse: Aprendendo com Jogos e Brincadeiras 2


Aprendendo com Jogos e Brincadeiras 2
Boliche de cores, bola de meia, memória de letras e dominó de cores

Jogo de dama
Jogo de sala feito com materiais reciclaveis
Bilboquê e Vai e vem de garrafa pet
Joga da velha e vai e vem feitos com materiais reciclaveis

Releitura da obra de Cândido Portinari feito por Aline Beatriz

Comentários

Postar um comentário

Gostou da postagem? Deixe aqui seu comentário ou sugestão. Sua opinião é muito importante.