Projeto Aprendendo com Jogos e Brincadeiras 2

 
Releitura da obra Meninos Brincando
Além das atividades já apresentadas na postagem projeto Jogos e brincadeiras 1 outras foram realizadas no decorrer do trimestre. Fizemos a releitura da obra Crianças Brincando de Candido Portinari, um mural com a música Pipoca e brincamos muito. Rolou até um pequeno campeonato de futebol.
As crianças continuaram trazendo seus brinquedos confeccionados com materiais reaproveitados e curtiram muito brincar com eles, pois além de serem novidade para os mesmos, o prazer aumenta quando sente-se importantes criadores.
Inventei um jogo de dado feito com eva, com o objetivo de trabalhar a contagem, a identificação dos animais e  a compreensão das regras de convivência, implícitas na brincadeira. Este jogo foi criado para ser brincado com os pais, sendo assim, cada sexta-feira uma criança o leva casa e devolve na segunda-feira. O jogo acompanha um caderninho de registro que serve para o aluno ilustrar a atividade e para os pais fazerem uma avaliação da atividade (veja as fotos logo abaixo). Quem já levou o jogo adorou e os que não levaram estão ansiosos, mas sabem aguardar a vez.
Penso que se as crianças continuarem interessadas nos jogos e brincadeiras, provavelmente continuarei com o projeto quando voltar do recesso. Mas, por outro lado questiono-me se não se tornará cansativo com o tempo. O que você acha? Vale a pena continuar com a proposta que até agora está dando certo ou devo despertar novos interesses com um novo projeto?

"..a atividade lúdica é o berço obrigatório das atividades intelectuais da criança sendo por isso, indispensável à prática educativa".
(J.Piaget)

Veja fotos do projeto:

Amanda Vitória mostrando o Bilboquê que confeccionou em casa
Palloma completou o desenho sobre futebol


Giovanna segurando o jogo fechado (a alça é colada no verso do jogo)
O jogo de dado feito com eva
 
Jogo
Caderno de registro do jogo de dado
Conteúdo do caderno de registro
Informações sobre o jogo e o projeto, no caderno de registros




 Não vai sair sem comentar né?

Comentários

  1. Olá! Passei pelo seu blog e achei a proposta muito interessante. Suas idéias são criativas e originais. Penso que a proposta do jogo pedagógico é excelente, mas já que você pediu opinião, penso que com o tempo ele poderá se tornar cansativo sim... Como sugestão, acho que você poderia usar o modelo do jogo e alternar os temas, que poderiam ser animais, regiões do Brasil, ou até mesmo times de futebol! Estou escrevendo um blog que não é especificamente sobre educação mas que dá dicas para pais liderem de forma criativa com os filhos em casa. E há um post onde eu defendo justamente a importância do brinquedo não-acabado, que permita à criança completar informações com sua própria criatividade.

    Quando puder, dê uma passadinha por lá: www.lagartapintada.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por sua opinião.
      Na verdade, o projeto já foi encerrado o ano passado, mas sua dica vale para projetos futuros.
      Vou visitar seu blog.
      Obrigada pela visita e participação!

      Excluir
  2. nqo achei nada relacionado a brincadeira bate lata jogar a argola

    ResponderExcluir
  3. Que trabalho maravilhoso ameiiiii. Parabéns!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Gostou da postagem? Deixe aqui seu comentário ou sugestão. Sua opinião é muito importante.