Brincadeiras folclóricas de D a O

Dança da cadeira

Separe uma cadeira para cada criança, exceto uma, por exemplo: se tiverem 10 crianças será preciso 9 cadeiras. Organize-as em círculo com o assento para fora. Coloque uma música e peça para as crianças rodarem na mesma direção, com as mãos para trás. Pare a música e peça para as crianças sentarem, quem ficar sem cadeira sai da brincadeira. Repita a atividade até sobrar apenas uma criança, a vencedora.
Variação: Você pode tirar uma cadeira a cada rodada, mas não tirar nenhuma criança, sendo preciso um sentar no colo do outro.

Detetive

Recorte pedaços de papel em tamanhos iguais de acordo com o número de jogadores. Em um deles escreva a palavra ‘detetive’ e em outro, ‘assassino’. Sentados em círculo, o assassino deve piscar discretamente para as crianças e quem receber a piscada deve esperar um pouco e dizer "morri". O detetive tem que descobrir quem é o assassino e dizer seu nome e se errar sai da brincadeira. O assassino que for pego ou piscar para o detetive deve sair da brincadeira.




É, não e porque


Podem brincar em dupla ou grupo. Uma pessoa faz várias perguntas e as outras têm que responder sem dizer "é", "não" ou "porque". Quem disser uma dessas palavras perde e sai da brincadeira.

Elástico

Duas crianças devem entrar em um grande elástico amarrado nas pontas. As outras crianças devem pular dentro e fora, sem esbarrar no elástico, seguindo um sequência de pulos, como: os dois pés dentro, um pé dentro e outro fora, um pé só, pisar no elástico, pula e gira, etc. A cada fase devem subir um pouco o elástico desafiando os participantes a pularem mais alto.

Eu e as quatro / Nós quatro

 Quatro crianças devem formar um quadrado. Enquanto cantam e batem as mãos na seguinte sequência:

Eu e as quatro (todos balançam as mãos dadas)
Eu (palma sozinho) com ela (batem palmas com amigo do lado, combinado anteriormente)
Eu  (palma sozinho) com aquela ( batem palmas com amigo do outro lado)
Nós (palma sozinho) em cima (Duas  que  estão crianças de frente uma para outra batem as mãos no alto, e outras duas batem as mãos em baixo)
Nós ( palma sozinho) em baixo ( invertem: duas batem as mãos em baixo e duas batem no alto)

Repetem a música até alguém errar.


Estilingue

A brincadeira leva o nome do brinquedo de jogar pedra: estilingue. Pode ser feito com galhinho de árvore em forma de V amarrado por um elástico e também pode ser encontrado adaptado em lojas.
A brincadeira pode ser divertida quando se disputam a distância e a pontaria do ataque, mas também pode ser muito perigosa, pois pode quebrar vidros e janelas, além de machucar seriamente pessoas e animais.

Forca

É um jogo que tem como objetivo a formação de palavras. Risca-se uma base para forca onde será desenhado o corpo e faz um risco para cada letra da palavra a ser adivinhada. O adivinhador diz uma letra, se estiver certo o enforcador a escreve no risco e se estiver errada faz uma parte do corpo humano na base da forca. Repete-se a atividade até o adivinhador acertar toda a palavra, ou ser enforcado, caso o  enforcador tiver desenhado todo o corpo.

Gata-pintada

Pode ser brincada em dupla ou grupo. Deve-se marcar o ritmo da música com os dedos , com as mãos ou com uma bola. O último a ser tocado deve segurar a própria orelha ou a do amigo. 

Música:

Gata pintada
Quem foi que pintou?
Foi a velha cachimbeira
Que por aqui passou
Era tempo de areia
Fazia poeira
Pega essa lagarta
E joga na orelha


Ioiô


A brincadeira leva o nome de um brinquedo, dois discos que rola por um barbante. O movimento básico consiste em fazer o ioiô rolar para cima e para baixo várias vezes sem parar, mas existem outros movimentos famosos conhecidos como manobras. O jogador que faz ótimas manobras pode participar de várias competições pelo mundo.  
Para saber mais clique AQUI


Jacaré vive na lagoa

Uma criança deve ficar no centro da roda para encenar o jacaré, enquanto as outras cantam a música.  No final da música o jacaré acorda e tenta pegar uma criança, que será o próximo jacaré.

Música:

Jacaré vive na lagoa
Ele tem uma vida boa
Se parece que está dormindo
É mentira que ele está fingindo
Ele é forte e impaciente
Sai correndo e pega a gente
Vamos ficar de orelha em pé
Tome cuidado com o jacaré
Acorda pé de chulé!

Jogo da velha

Risca-se duas linhas horizontais e duas linhas verticais por cima, formando 9 quadras.
Dois participantes devem escolher quem vai desenhar um X e quem vai fazer um O (ou outro símbolo qualquer). Um de cada vez, desenha seu símbolo em uma quadra até alguém fazer um trio do mesmo símbolo, na horizontal ou vertical.
 Se todas as quadras tiverem ocupadas e ninguém fez um trio é sinal que o jogo "deu velha".

Macaquinho mandou

Uma criança deve ser o macaquinho mandão e as outras crianças devem obedecer. O macaquinho ordena as crianças a fazerem alguma coisa: imitar um bicho, colocar a mão na cabeça, abraçar o amigo, encostar a mão na janela, etc.  A brincadeira pode haver disputas como: quem colocar a mão na parede primeiro ganha ou quem dançar mais bonito vence e será o novo macaquinho.

Morto-vivo


As crianças devem se organizar uma do lado da outra, e quando o cantador disser "vivo" todos devem manter-se em pé, e quando disser "morto" todos devem agachar. Repete-se a atividade, alternando as ordens e quem errar sai da brincadeira. Ganha quem ficar por último.


 Nós quatro/ Eu e as quatro 

 Quatro crianças devem formar um quadrado. Enquanto cantam e batem as mãos na seguinte sequência:

Eu e as quatro (todos balançam as mãos dadas)
Eu (palma sozinho) com ela (batem palmas com amigo do lado, combinado anteriormente)
Eu  (palma sozinho) com aquela ( batem palmas com amigo do outro lado)
Nós (palma sozinho) em cima (Duas  que  estão crianças de frente uma para outra batem as mãos no alto, e outras duas batem as mãos em baixo)
Nós ( palma sozinho) em baixo ( invertem: duas batem as mãos em baixo e duas batem no alto)

Repetem a música até alguém errar.

O mestre mandou


Uma criança é o mestre e as outras são os servos. Tudo o que o mestre disser ou fizer os servos devem fazer (ou imitar), caso contrário será eliminado da brincadeira. É legal sempre trocar o mestre para ficar mais divertido.
A brincadeira também tem o nome de Seu mestre mandou ou Macaquinho mandou.

Leia também:

Brincadeiras folclóricas de A a Z 



Comentários

  1. adorei todas, parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelo Post!! Eu gostei muito!! Me ajudou e fiz uma bela pesquisa!!

    ResponderExcluir
  3. Excelente, me serviu muito como fonte de pesquisa para o trabalhinho da minha filha.

    ResponderExcluir
  4. Otimo so acho que faltou muita coisa por exp: a letra n, i mais da proxima vai que melhora mais ta legal ��

    ResponderExcluir
  5. Alguém sabe brincadeiras com a letra n e i

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Gostou da postagem? Deixe aqui seu comentário ou sugestão. Sua opinião é muito importante.