Obra de Ivan Cruz
Brincadeiras folclóricas são jogos populares passados de geração em geração. Elas são importantes porque fazem com que hábitos e costumes sejam transmitidos na sociedade, mantendo as características e marcas de uma comunidade. Confira nossa lista de brincadeiras folclóricas e veja se recorda de algumas delas. Conte-nos qual gostava de brincar ou qual delas não conhecia.
Adedanha
O grupo deve mostrar os dedos, em qualquer quantidade, ao mesmo tempo, enquanto dizem "Adedaaaanha" . A cada dedo é falado uma letra, em ordem alfabética, e a última deve ser a escolhida para completar a adedanha. Cada participante deve escrever uma palavra para cada categoria com a letra escolhida. As categorias podem ser combinadas entre os participantes, mas geralmente são : nome, cor, objeto, fruta, animal, cidade, corpo humano, artista e marca. Depois de um tempo determinado, cada participante lê a palavra escolhida de acordo com a categoria. Se a palavra for verdadeira e única o participante ganha 10 pontos, se for verdadeira e repetida valerá 5 pontos, mas se for falsa (inexistente) ou o participante não encontrou nenhuma, então não pontua. No final, vence quem fez a maior pontuação.
Adoleta
Brincadeira de duas ou mais crianças que tem como objetivo a batida de mãos no ritmo da música. Um bate na mão do outro e no final da música, o último a levar a batida perde a brincadeira.
Música:
A-do-le-ta
Lepeti peti polá
Nescafé com chocolate
A-do-le-ta
Puxo o rabo do tatu
Quem saiu foi tu
Bi-ci-cle-ta
Hoje eu vou de pedalar
Duas horas a rodar
Bor-bo-le-ta
Amarela e preta
Amarelinha
Risca-se o chão com giz branco, tijolo ou fita, uma sequência de uma e duas quadras até que complete 10. A criança deve pular com um e dois pés até chegar ao céu. A criança pode também jogar uma pedrinha, e na quadra que ela parar fica proibido encostar os pés.
Balança caixão
Brincadeira de esconder em que as crianças devem fazer uma fila e debruçar os braços nas costas de quem está na frente, de forma em que os olhos fiquem tampados. Um de cada vez deve dar um tapinha nas nádegas de quem está na frente, do último para o primeiro enquanto balançam e cantam: Balança caixão, balança você dá um tapa na bunda e vai se esconder
Bandeirinha
Para jogar bandeirinha é preciso dividir um grupo em duas equipes e riscar dois campos em um espaço limpo. Cada grupo escolhe escolhe uma bandeira, que pode ser substituído por qualquer objeto, até mesmo um galho de árvore. O objetivo do jogo é invadir o campo adversário e conquistar a sua bandeira. A principal regra do jogo é que dentro do campo do adversário você podem ser "colado" (a criança deve ficar imóvel no mesmo local) e só alguém do seu time poderá "descolar".
Batatinha frita
Uma criança canta "ba-ta-ti-nha-fri-ta-1-2-3" e todos devem ficar estátua. Quem conseguir ficar imóvel por mais tempo vence a brincadeira e será o cantador (ou cantor) da próxima vez.
Bingo
Cartelas com números em iguais quantidades devem ser distribuídas entre os participantes. Quanto o cantador gritar um número, os participantes devem verificar se sua cartela contém este número e marcá-lo. Ganha quem fizer quadra (4 números seguidos na horizontal ou vertical), quina (5 números seguidos) ou cartela cheia. O jogo pode ter prêmio ou não.
Bobinho
Deve ter no mínimo 3 crianças, uma para ser o bobinho e duas para serem os pegadores. Os pegadores devem jogar a bola um para o outro, enquanto o bobinho tenta pegá-la. Quando o bobinho conseguir pegar a bola, ele deve tomar o lugar do pegador que não conseguiu pegá-la.
Cabo de guerra
As crianças devem ser divididas em dois grupos. Cada grupo deve segurar de um lado de uma corda, na mesma distância da marca central. Ao sinal, cada grupo deverá puxar a corda para seu lado e tentar dominar a marca central. Vence o grupo mais forte.
Carniça
Uma criança se agacha e abaixa a cabeça para outra criança pular por cima dela.
Casinha
Jogo simbólico em que as crianças representam papéis de pais ou filhos e suas atividades, de acordo com as referências que cada um possui. Podem ou não utilizar brinquedos como bonecas, panelinhas e fantasias.
Cavalinho de pau
Brincadeira de cavalgar cavalinho de pau, feito com cabo de vassoura, bambu ou varra.
Chicotinho queimado
Uma criança esconde um objeto e as outras crianças tentam achá-lo. Quem escondeu o objeto deve dizer às crianças se elas estão "quente" (perto) ou "frio" (longe), e quando encontra-lo deve gritar "queimou!"
Cobra-cega
A criança de olhos vendados deve tentar pegar outra criança. Quem for pego vira cobra-cega.
Cobrinha
Duas crianças seguram as pontas de uma corda e a balançam de leve imitando uma cobra se mexendo. As outras crianças devem pular a corda sem encostar nela, caso contrário sairá da brincadeira.
Coelhinho sai da toca
As crianças devem ser dividas em grupos de três, dois darão as mãos para formarem a toca e um será o coelho que ficará dentro da toca. Uma criança deverá ser o cantador e uma deverá ser o coelho sem toca. Quando for cantado "co-e-lhi-nho-sai-da-to-ca-1-2-3" todos coelhinhos devem mudar de toca e o coelhinho sem toca deve invadir a toca de alguém. A brincadeiras pode ser repetida várias vezes e cada vez mais rápido. Outra maneira de brincar é riscando as tocas no chão.
Corre Cotia ou Corre Cutia
A turma escolhe um objeto qualquer e entrega a uma criança. A turma faz uma roda sentada e canta enquanto a criança corre em volta dela. Ao final da música ela coloca o objeto atrás de um colega e este deve pegar o objeto, levantar-se e tentar pegar a mesma criança que lhe colocou o objeto. Ela deve dar a volta e sentar no lugar da outra, caso contrário deverá imitar uma galinha choca no centro da roda.
Música 1
Corre cotia
Atrás da tia
Corre Cipó
Atrás da vó
Tenho um cachorrinho
Que chama Totó
Ele é bonitinho
De uma perna só
Corre Tereza
Atrás da mesa
Corre João
Atrás do feijão
Lencinho branco
Caiu no chão
Moça bonita
Do meu coração
Música 2
Corre cotia
Na casa da tia
Corre cipó
Na casa da vó
Lencinho na mão
Caiu no chão
Moça bonita
Do meu coração
Posso jogar?
Não!
Ninguém vai olhar?
Não
Joguei!!
Música 3
Corre cutia de noite e de dia
Debaixo da cama da sua tia
Corre cipó na casa da vó
Lá tem um cachorrinho chamado totó
ele é bonitinho de um lado só.
É um, é dois, é três
Veja também: Brincadeiras cantadas
Olá obrigada pela visita, adorei este texto, com brincadeiras que nossas crianças não conhecem.Um abraço.
ResponderExcluirhttp://educaeencanta.blogspot.com.br/
gostei!
ResponderExcluir:) Obrigada pela visita!
Excluirgostei,é função da escola, em especial, dos educadores conservar e transmitir esta cultura popular as novas gerações.
Excluireu tive que vazer uma liçao de casa so foclore as broncadeiras amei agr eu ja copiei tudo é so dez queria mais entao tchau are outra liçao
Excluirta beijos
Adorei, me ajudou muito em um trabalho sobre essas brincadeiras
ResponderExcluirEntão valeu o meu trabalho!
ExcluirSeja bem-vindo!
eu também
ExcluirAmei essas brincadeiras,vou realizar com meus alunos!
ExcluirMuito obrigado
ExcluirMuito obrigada Roseane vc e moto bem vinda na nossa pagina
Excluiradoreiiiiii amo sites infantis me ajuda muito e me dá muitas dicas para compartilhar com meus alunos obrigada !
ResponderExcluirQue bom que gostou Karine. Fico feliz!
Excluirgostei mas tem que melhorar muita coisa, como separar brinquedos (quando vc tem um objeto para brincar) e brincadeiras (quando vc brinca sem objetos, como pega pega) além dissxe vc também escreveu na batatinha frita cantador o certo é cantor! se vc nao for gostosa ainda precisa estudar afinal é professora(desculpe os termos, e por favor responda)
ResponderExcluirDicionário "Aquela pessoa que canta; cantador ou cantadora, cantor ou cantora; aquela pessoa que expressa versos que se adequam coerentemente com uma melodia. O intérprete vocal de uma composição musical."
ExcluirOlá macaco222 (?)! **
ExcluirObrigada por sua sinceridade, gosto de pessoas assim, pois nos dá a chance de consertar os erros.
Professoras também erram, fato. E gostosa ou não, estudar é sempre importante.
E por falar nisto, você também precisa estudar porque escreveu "dissxe".
kk
ExcluirCorretísima está a Erica. Belas palavras dirigidas ao "macaco". Rs
ExcluirPara pessoas que não tem a mínima noção de bom senso, sua resposta foi brilhante...o macaco222 deveria pensar antes de sair digitando ao bel prazer, no caso deveria procurar outro tipo de site....#ficaadica
Excluiradorei!!! ira me ajudar muito em um trabalho na escola
ResponderExcluirQue bom!
ExcluirSeja bem-vindo!
muito bom
ResponderExcluirOlá! Obrigada pela visita!
ExcluirOla ! Obrogada pela visita
Excluiramei,ajudou na tarefa escolar de minha filha,e me fez relembrar meus tempos de criança.
ResponderExcluirÉ muito bom lembrar destas brincadeiras né?!
ExcluirAdorei a sua visita
Abraços fraternos!
E muito bom lembrar destas brincadeiras ne?!
ExcluirAdorei sua visita
Abracos fraternos
muito legal.
ResponderExcluir:)
ExcluirQue Bom!
Obrigada pela visita!
Olá, gostei muito do site, estou me aventurando agora a escrever um blog e também por isso tenho visitado muitos sites e blogs, continue com esse belo trabalho.
ResponderExcluirOlá Leo! Obrigada pela visita e pelo elogio!
ExcluirÉ muito bom blogar. E melhor ainda é estar aberto a aprender conhecendo outros blogs.
Abraços!
olá, gostaria de saber o autor da obra no inicio da postagem...
ResponderExcluirO artista é Ivan Cruz. Para conhecer outras obras dele acesse: http://www.youtube.com/watch?v=dTzZ-womdL8
ExcluirAbraços!
é muinto legal todas as brincadeiras
ResponderExcluirÉ legal mesmo Isis. Gosto de ficar relembrando estas brincadeiras e dá uma saudade da infância...
ExcluirObrigada pela visita!
gostei dese cite é muinto bom eu amo essas brincadeiras brigado
ResponderExcluirbeijinho iris
Fico feliz que tenha gostado do site!
ExcluirSeja bem-vinda!
Ai que saudades dessas brincadeiras...pena que hoje em dia as crianças não sabem o que é BRINCAR...muito show sua postagem prima...Amei!! Beijos!!!
ResponderExcluirObrigada Camila!
ExcluirÉ verdade. A maioria das crianças prefere jogar videogame, navegar na internet, etc. Não conhecem e não se interessam pelas brincadeiras tradicionais e lúdicas. Mas acho que uma das causas dessa mudança na infância é o isolamento.
Adoro sua visita!
Volte sempre
bjs
muito legal gostei me ajudou muito no meu trabalho folclorico
ResponderExcluirajudou muito no meu trabalho de pesquisa da escola
ResponderExcluirme ajudou tambem na pesquisa da escola
Excluirme ajudou tambem na pesquisa da escola
ExcluirLegal ajudou em um trabalho meu da escola vlw vlw Te amo S2
ResponderExcluirQue bom que gostaram! A intenção foi mesmo de ajudar. Voltem sempre!
ResponderExcluirAdorei, vão me ajudar muito!
ResponderExcluiramei me ajudou muito em um trabalho de escola
ResponderExcluirQueria lembrar aquela brincadeira que se brinca e dois nao sei como escreve só sei que é tipo assim... secegueiro secegueiroeiro mini mini agua mini mini gueiro opa pa ow pao pagueiro ah kkkkk naao sei direeito
ResponderExcluirOi, essa eu não conheço, mas parece bem interessante. Se lembrar volta aqui pra me contar, ok?
ExcluirAmei! Foi muito útil! Me fez lembrar da minha infancia! Parabens!
ResponderExcluirQue bom que gostou! Obrigada!
Excluirgostaria de saber sobre a brincadeira da cobra de meia
ResponderExcluirOlá! Não conheço uma brincadeira com este nome, mas sim um brinquedo que consiste em uma meia preenchida com retalhos de tecido ou papel, decorada imitando uma cobra.
ExcluirAdorei este site com todas essas brincadeiras, pois tive uma pesquisa da escola sobre brincadeiras folclóricas, e este site tmb n foi difícil de achar o site!! Like :D
ResponderExcluirvaleu,gostei ajudou no meu trabalho sobre o folclore!
ResponderExcluir😝
ResponderExcluirlegal
ResponderExcluirseriiiiiio
ResponderExcluirlegal para trabalhos escolares
ResponderExcluirTem uma musica para a galinha choca, nao tem??? Se sim por favor me passa...
ResponderExcluirTem sim. Mas a música que eu conheço fica repetindo várias vezes "Galinha choca". Não sei se tem algo mais.
ExcluirBjs e obrigada pela visita!
Gostei muito♥♥♥ saudade da minha infância
ResponderExcluirGostei muito ♥♥♥ saudade da minha infância
ResponderExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirAdorei as dicas,tbm sou professora e vou fazer um trabalho sobre brincadeiras folclóricas com meus alunos. Um bjo e obg
ResponderExcluirobrigado gostei muito
ResponderExcluiraté ajudei meu filho fazer o
trabalho de escola
Adorei estou montando uma coletanea de lendas, parlendas , brincadeiras,assuntos folcloricos e essa postagem foi muito útil . Obrigada Erica.
ResponderExcluirAdorei o texto e as brincadeiras também, minha filha tinha que fazer uma trabalho de artes de folclore!!!
ResponderExcluirBom dia! Senti falta da descrição de algumas brincadeiras, tais como pião, peteca, pipa, balão... Dependendo, até criar um novo post com o motivo ou provável motivo dessas brincadeiras cairem em desuso etc. Mas gostei muito desse post!
ResponderExcluirNossa! Nós erramos felizes!!!! Saudades.
ResponderExcluir