Brincadeiras folclóricas de A a C


Obra de Ivan Cruz

Brincadeiras  folclóricas são jogos populares passados de geração em geração.  Elas são importantes porque fazem com que hábitos e costumes sejam transmitidos na sociedade, mantendo as características e marcas de uma comunidade. Confira nossa lista de brincadeiras folclóricas e veja se recorda de algumas delas. Conte-nos qual gostava de brincar ou qual delas não conhecia.


Adedanha

O grupo deve mostrar os dedos, em qualquer quantidade, ao mesmo tempo, enquanto dizem "Adedaaaanha" . A cada dedo é falado uma letra, em ordem alfabética, e a última  deve ser a escolhida para completar a adedanha. Cada participante deve escrever uma palavra para cada categoria com a letra escolhida. As categorias podem ser combinadas entre os participantes, mas geralmente são : nome, cor, objeto, fruta, animal, cidade, corpo humano, artista e marca. Depois de um tempo determinado, cada participante lê a palavra escolhida de acordo com a categoria. Se a palavra for verdadeira e única o participante ganha 10 pontos, se for verdadeira e repetida valerá 5 pontos, mas se for falsa (inexistente) ou o participante não encontrou nenhuma, então não pontua. No final, vence quem fez a maior pontuação.

Adoleta 

Brincadeira de duas ou mais crianças que tem como objetivo a batida de mãos no ritmo da música.  Um bate na mão do outro e no final da música, o último a levar a batida perde a brincadeira.
Música:

A-do-le-ta 
Lepeti peti polá


Nescafé com chocolate

A-do-le-ta

Puxo o rabo do tatu

Quem saiu foi tu

Bi-ci-cle-ta

Hoje eu vou de pedalar

Duas horas a rodar

Bor-bo-le-ta

Amarela e preta



Amarelinha



Risca-se o chão com giz branco, tijolo ou fita, uma sequência de uma e duas quadras até que complete 10. A criança deve pular com um e dois pés até chegar ao céu.  A criança pode também jogar uma pedrinha, e na quadra que ela parar fica proibido encostar os pés.

Balança caixão


Brincadeira de esconder em que as crianças devem fazer uma fila e debruçar os braços nas costas de quem está na frente, de forma em que os olhos fiquem tampados. Um de cada vez deve dar um tapinha nas nádegas de quem está na frente, do último para o primeiro enquanto balançam e cantam: Balança caixão, balança você dá um tapa na bunda e vai se esconder

Bandeirinha

Para jogar bandeirinha é preciso dividir um grupo em duas equipes e riscar dois campos em um espaço limpo. Cada grupo escolhe escolhe uma bandeira, que pode ser substituído por qualquer objeto, até mesmo um galho de árvore. O objetivo do jogo é invadir o campo adversário e conquistar a sua bandeira. A principal regra do jogo é que dentro do campo do adversário você podem ser "colado" (a criança deve ficar imóvel no mesmo local) e só alguém do seu time poderá "descolar".

Batatinha frita

Uma criança canta "ba-ta-ti-nha-fri-ta-1-2-3" e todos devem ficar estátua. Quem conseguir ficar imóvel por mais tempo vence a brincadeira e será o cantador (ou cantor) da próxima vez.

Bingo


Cartelas com números em iguais quantidades devem ser distribuídas entre os participantes. Quanto o cantador gritar um número, os participantes devem verificar se sua cartela contém este número e marcá-lo. Ganha quem fizer quadra (4 números seguidos na horizontal ou vertical), quina (5 números seguidos) ou cartela cheia. O jogo pode ter prêmio ou não.

Bobinho
Deve ter no mínimo 3 crianças, uma para ser o bobinho e duas para serem os pegadores. Os pegadores devem jogar a bola um para o outro, enquanto o bobinho tenta pegá-la. Quando o bobinho conseguir pegar a bola, ele deve tomar o lugar do pegador que não conseguiu pegá-la.

Cabo de guerra

As crianças devem ser divididas em dois grupos. Cada grupo deve segurar de um lado de uma corda, na mesma distância da marca central. Ao sinal, cada grupo deverá puxar a corda para seu lado e tentar dominar a marca central. Vence o grupo mais forte.

Carniça

Uma criança se agacha e abaixa a cabeça para outra criança pular por cima dela.

Casinha

Jogo simbólico em que as crianças representam papéis de pais ou filhos e suas atividades, de acordo com as referências que cada um possui. Podem ou não utilizar brinquedos como bonecas, panelinhas e fantasias.

Cavalinho de pau

Brincadeira de cavalgar cavalinho de pau, feito com cabo de vassoura, bambu ou varra.

Chicotinho queimado

Uma criança esconde um objeto e as outras crianças tentam achá-lo. Quem escondeu o objeto deve dizer às crianças se elas estão "quente" (perto) ou "frio" (longe), e quando encontra-lo deve gritar "queimou!"

Cobra-cega

A criança de olhos vendados deve tentar pegar outra criança. Quem for pego vira cobra-cega.

Cobrinha

Duas crianças seguram as pontas de uma corda e a balançam de leve imitando uma cobra se mexendo. As outras crianças devem pular a corda sem encostar nela, caso contrário sairá da brincadeira.


Coelhinho sai da toca

As crianças devem ser dividas em grupos de três, dois darão as mãos para formarem a toca e um será o coelho que ficará dentro da toca. Uma criança deverá ser o cantador e uma deverá ser o coelho sem toca. Quando for cantado "co-e-lhi-nho-sai-da-to-ca-1-2-3" todos coelhinhos devem mudar de toca e o coelhinho sem toca deve invadir a toca de alguém. A brincadeiras pode ser repetida várias vezes e cada vez mais rápido. Outra maneira de brincar é riscando as tocas no chão.

Corre Cotia ou Corre Cutia

A turma escolhe um objeto qualquer e entrega a uma criança. A turma faz uma roda sentada e canta enquanto a criança corre em volta dela. Ao final da música ela coloca o objeto atrás de um colega e este deve pegar o objeto, levantar-se e tentar pegar a mesma criança que lhe colocou o objeto. Ela deve dar a volta e sentar no lugar da outra, caso contrário deverá imitar uma galinha choca no centro da roda.

Música 1

Corre cotia
Atrás da tia
Corre Cipó
Atrás da vó
Tenho um cachorrinho
Que chama Totó
Ele é bonitinho 
De uma perna só
Corre Tereza
Atrás da mesa
Corre João
Atrás do feijão
Lencinho branco
Caiu no chão
Moça bonita
Do meu coração

Música 2

Corre cotia
Na casa da tia
Corre cipó
Na casa da vó
Lencinho na mão
Caiu no chão
Moça bonita
Do meu coração
Posso jogar?
Não!
Ninguém vai olhar?
Não
Joguei!!

Música 3 

 Corre cutia de noite e de dia
Debaixo da cama da sua tia
Corre cipó na casa da vó
Lá tem um cachorrinho chamado totó
ele é bonitinho de um lado só.
É um, é dois, é três
Acabou a sua vez.

Leia também:


Brincadeiras folclóricas de P a Z


Veja também:  Brincadeiras cantadas


 Atenção:  Autorizo a cópia das atividades para serem utilizadas em ambientes educativos, exceto em ambientes virtuais (blogs, sites, etc)  e para o uso comercial.

Comentários

  1. Olá obrigada pela visita, adorei este texto, com brincadeiras que nossas crianças não conhecem.Um abraço.
    http://educaeencanta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. :) Obrigada pela visita!

      Excluir
    2. gostei,é função da escola, em especial, dos educadores conservar e transmitir esta cultura popular as novas gerações.

      Excluir
    3. eu tive que vazer uma liçao de casa so foclore as broncadeiras amei agr eu ja copiei tudo é so dez queria mais entao tchau are outra liçao
      ta beijos

      Excluir
  3. Adorei, me ajudou muito em um trabalho sobre essas brincadeiras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então valeu o meu trabalho!
      Seja bem-vindo!

      Excluir
    2. eu também

      Excluir
    3. Amei essas brincadeiras,vou realizar com meus alunos!

      Excluir
    4. Muito obrigado

      Excluir
    5. Muito obrigada Roseane vc e moto bem vinda na nossa pagina

      Excluir
  4. adoreiiiiii amo sites infantis me ajuda muito e me dá muitas dicas para compartilhar com meus alunos obrigada !

    ResponderExcluir
  5. gostei mas tem que melhorar muita coisa, como separar brinquedos (quando vc tem um objeto para brincar) e brincadeiras (quando vc brinca sem objetos, como pega pega) além dissxe vc também escreveu na batatinha frita cantador o certo é cantor! se vc nao for gostosa ainda precisa estudar afinal é professora(desculpe os termos, e por favor responda)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dicionário "Aquela pessoa que canta; cantador ou cantadora, cantor ou cantora; aquela pessoa que expressa versos que se adequam coerentemente com uma melodia. O intérprete vocal de uma composição musical."

      Excluir
    2. Olá macaco222 (?)! **
      Obrigada por sua sinceridade, gosto de pessoas assim, pois nos dá a chance de consertar os erros.
      Professoras também erram, fato. E gostosa ou não, estudar é sempre importante.
      E por falar nisto, você também precisa estudar porque escreveu "dissxe".

      Excluir
    3. Corretísima está a Erica. Belas palavras dirigidas ao "macaco". Rs

      Excluir
    4. Para pessoas que não tem a mínima noção de bom senso, sua resposta foi brilhante...o macaco222 deveria pensar antes de sair digitando ao bel prazer, no caso deveria procurar outro tipo de site....#ficaadica

      Excluir
  6. adorei!!! ira me ajudar muito em um trabalho na escola

    ResponderExcluir
  7. amei,ajudou na tarefa escolar de minha filha,e me fez relembrar meus tempos de criança.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito bom lembrar destas brincadeiras né?!
      Adorei a sua visita
      Abraços fraternos!

      Excluir
    2. E muito bom lembrar destas brincadeiras ne?!
      Adorei sua visita
      Abracos fraternos

      Excluir
  8. Olá, gostei muito do site, estou me aventurando agora a escrever um blog e também por isso tenho visitado muitos sites e blogs, continue com esse belo trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Leo! Obrigada pela visita e pelo elogio!
      É muito bom blogar. E melhor ainda é estar aberto a aprender conhecendo outros blogs.
      Abraços!

      Excluir
  9. olá, gostaria de saber o autor da obra no inicio da postagem...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O artista é Ivan Cruz. Para conhecer outras obras dele acesse: http://www.youtube.com/watch?v=dTzZ-womdL8

      Abraços!

      Excluir
  10. é muinto legal todas as brincadeiras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É legal mesmo Isis. Gosto de ficar relembrando estas brincadeiras e dá uma saudade da infância...

      Obrigada pela visita!

      Excluir
  11. gostei dese cite é muinto bom eu amo essas brincadeiras brigado
    beijinho iris

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado do site!
      Seja bem-vinda!

      Excluir
  12. Ai que saudades dessas brincadeiras...pena que hoje em dia as crianças não sabem o que é BRINCAR...muito show sua postagem prima...Amei!! Beijos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Camila!
      É verdade. A maioria das crianças prefere jogar videogame, navegar na internet, etc. Não conhecem e não se interessam pelas brincadeiras tradicionais e lúdicas. Mas acho que uma das causas dessa mudança na infância é o isolamento.

      Adoro sua visita!
      Volte sempre
      bjs

      Excluir
  13. muito legal gostei me ajudou muito no meu trabalho folclorico

    ResponderExcluir
  14. ajudou muito no meu trabalho de pesquisa da escola

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. me ajudou tambem na pesquisa da escola

      Excluir
    2. me ajudou tambem na pesquisa da escola

      Excluir
  15. Legal ajudou em um trabalho meu da escola vlw vlw Te amo S2

    ResponderExcluir
  16. Que bom que gostaram! A intenção foi mesmo de ajudar. Voltem sempre!

    ResponderExcluir
  17. Adorei, vão me ajudar muito!

    ResponderExcluir
  18. amei me ajudou muito em um trabalho de escola

    ResponderExcluir
  19. Queria lembrar aquela brincadeira que se brinca e dois nao sei como escreve só sei que é tipo assim... secegueiro secegueiroeiro mini mini agua mini mini gueiro opa pa ow pao pagueiro ah kkkkk naao sei direeito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, essa eu não conheço, mas parece bem interessante. Se lembrar volta aqui pra me contar, ok?

      Excluir
  20. Amei! Foi muito útil! Me fez lembrar da minha infancia! Parabens!

    ResponderExcluir
  21. gostaria de saber sobre a brincadeira da cobra de meia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Não conheço uma brincadeira com este nome, mas sim um brinquedo que consiste em uma meia preenchida com retalhos de tecido ou papel, decorada imitando uma cobra.

      Excluir
  22. Adorei este site com todas essas brincadeiras, pois tive uma pesquisa da escola sobre brincadeiras folclóricas, e este site tmb n foi difícil de achar o site!! Like :D

    ResponderExcluir
  23. valeu,gostei ajudou no meu trabalho sobre o folclore!

    ResponderExcluir
  24. legal para trabalhos escolares

    ResponderExcluir
  25. Tem uma musica para a galinha choca, nao tem??? Se sim por favor me passa...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem sim. Mas a música que eu conheço fica repetindo várias vezes "Galinha choca". Não sei se tem algo mais.
      Bjs e obrigada pela visita!

      Excluir
  26. Gostei muito♥♥♥ saudade da minha infância

    ResponderExcluir
  27. Gostei muito ♥♥♥ saudade da minha infância

    ResponderExcluir
  28. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  29. Adorei as dicas,tbm sou professora e vou fazer um trabalho sobre brincadeiras folclóricas com meus alunos. Um bjo e obg

    ResponderExcluir
  30. obrigado gostei muito
    até ajudei meu filho fazer o
    trabalho de escola

    ResponderExcluir
  31. Adorei estou montando uma coletanea de lendas, parlendas , brincadeiras,assuntos folcloricos e essa postagem foi muito útil . Obrigada Erica.

    ResponderExcluir
  32. Adorei o texto e as brincadeiras também, minha filha tinha que fazer uma trabalho de artes de folclore!!!

    ResponderExcluir
  33. Bom dia! Senti falta da descrição de algumas brincadeiras, tais como pião, peteca, pipa, balão... Dependendo, até criar um novo post com o motivo ou provável motivo dessas brincadeiras cairem em desuso etc. Mas gostei muito desse post!

    ResponderExcluir
  34. Nossa! Nós erramos felizes!!!! Saudades.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Gostou da postagem? Deixe aqui seu comentário ou sugestão. Sua opinião é muito importante.