![]() |
Navegar na internet está virando rotina entre as crianças. Já é comum encontrá-las nas redes sociais, interagindo como se fossem adultos, conversando, compartilhando ideias, postando fotos... Mas muitas ainda estão despreparadas para mundo virtual.
Nós adultos não somos capazes de definir a extensão da internet e nem conhecer todos as armadilhas que ela oferece, mas somos capazes de evitar sites que incitam a pedofilia, a sexualidade precoce e iniciação ao crime. As crianças, pelo contrário, estão mais sujeitas aos riscos. Por isso, temos que estar sempre supervisionando e orientando as crianças sobre o que podem e não podem fazer, os sites que podem e não podem entrar.
Não adianta impedir que a criança tenha acesso a internet porque a prática na web é uma habilidade necessária em um mundo cada vez mais tecnológico. Mas é preciso dá-las segurança. Criança de qualquer idade precisa da supervisão dos adultos, excepcionalmente as que ainda não sabem ler.
- Não forneça informações pessoais, como: endereço, telefone e nome de escola, pois alguém mal intencionado pode encontrá-lo facilmente.
- Evite postar fotos pessoais. As crianças e jovens gostam de postar fotos "legais" para mostrar para os amigos, mas é preciso evitar, principalmente as que mostram o corpo e as que forneçam informações como o nome da escola.
- Não fale com estranhos. Cuidado com as conversas nas redes sociais e bate-papos. Algumas pessoas podem parecer simpáticas e bondosas, mas podem ser muito perigosas.
- Não exponha sua agenda de atividades. Não diga aos seus amigos publicamente aonde vai e quando vai sair.
- Não ligue a Webcam para falar com estranhos.
- Dificulte suas senhas e troque-as periodicamente.
- Pergunte antes de tomar qualquer decisão, como preencher um formulário.
- Não entre em sites com conteúdos impróprios para sua idade.
- Tome cuidados redobrados quando utilizar uma Lan house. Desmarque o lembrete de senhas, saia dos sites que possuem login ao terminar, não converse com estranhos e não vá na "onda" de amigos.
E mesmo que você já tenha orientado seu filho e tenha instalado algum programa de bloqueio de sites em seu computador, de vez em quando dê uma olhadinha no que seu filho está fazendo. E lembre-se do ditado popular: é melhor prevenir do que remediar.
Leia também:
Links úteis sobre segurança na intenet:
Programas de proteção - programas grátis que bloqueiam sites e podem dar mais segurança para sua família
Criança segura - cartilhas sobre segurança na internet
Fonte da imagem: http://www.freedigitalphotos.net
Comentários
Postar um comentário
Gostou da postagem? Deixe aqui seu comentário ou sugestão. Sua opinião é muito importante.