Plágio - Copiar conteúdo alheio é falta de educação

Parece óbvio dizer que copiar conteúdo alheio é falta de educação, mas muitas pessoas não sabem disto. 
Sabe aquelas crianças que passaram a vida inteira fazendo cola na escola? 
Aí estão elas: os plagiadores da internet. 

Há quem amadureça e aprenda que colar (copiar) não vale a pena, nem na escola e nem na internet. Mas há quem copia e continua acreditando que age com esperteza.
Quem já foi vítima de plágio sabe como é triste ver os conteúdos que lhe custaram horas de trabalho serem copiados.  No meu  caso os textos mais copiados são os mais populares, e quando isto acontece perco os visitantes e a motivação para escrever. Em outros casos como de  administradores de grandes sites, autores de livros, cantores e artistas, perdem dinheiro, digno de seus trabalhos.

Os principais tipos de plagiadores são:

  • Os bem intencionados, aqueles que pensam que copiar o texto de outro site e citar a fonte é uma forma de homenagear um produto intelectual e de divulgar o site admirado. Mas isto é um engano, uma falta de educação que pode prejudicar o autor da obra.  O ideal neste caso é fazer um outro texto, com um Backlink indicando o conteúdo que se quer referir.
  • Os descarados são os que copiam seu post completo, com imagem e tudo, sem mudar uma vírgula. Estes são os piores.
  • Os camufladores não são menos prejudiciais. Eles escondem os textos alheios em meio a pequenos parágrafos, mudando o título ou algumas palavras, pensando que o autor jamais descobrirá. 
  • Os bilíngues são os que traduzem as obras dos outros e publicam em outro país.
  • Os citadores copiam partes de textos diferentes para montarem um texto à parte, totalmente baseado em cópias.
  • Os solidários são aqueles que querem divulgar um conteúdo importante ou útil para seus leitores, mas ao invés de escrevem algo original sobre assunto, copiam o conteúdo na íntegra.

Com os anúncios sobre dinheiro fácil na internet, as pessoas se iludem, criam blogs e sites sem saber como mantê-los, querem enchê-los de conteúdo e até competir com os concorrentes,  sem terem trabalho. Não querem perder tempo pensando, pesquisando, criando, escrevendo... 
Mas, o que muitos não sabem é que existem diversos programas que auxiliam na proteção dos direitos autorais. Com o Alertas do Google por exemplo é possível descobrir fragmentos de seus textos camuflados outros sites. 
Existem também vários artigos que ensinam a denunciar sites de plagiadores, como o post Como denunciar plágio ao Google, do Gerenciando blog.
Enfim, plagiar não é esperteza. Pelo contrário, você pode ser penalizado pela lei 9.610, ser preso e pagar multa por ferir direitos autorais. Plágio não é só falta de educação, como também crime.  





Comentários

  1. Olá Erica, tudo bem? :)

    Maravilhosa sua postagem! Ótima para esclarecer bem o assunto e alertar os desavisados! Já passei muito por isso, logo no primeiro mês de blog, tive artigos copiados, e uma moça teve até a cara de pau de postar meu texto e apresentar meu marido e irmão como se fossem da família dela!!! Pois na postagem copiada, tinham fotos deles... Pode isso? Copiaram além da minha opinião pessoal do texto, até minha família!!
    Já em outros casos, mudaram o título ou então, não mencionam de onde copiaram... felizmente a ferramenta de denúncia sempre funcionou bem para mim, a os textos são retirados do ar rapidamente pelo Blogger :)
    Sempre que eu vejo um texto que me inspira ou dá uma idéia para escrever, eu coloco o link na postagem, pois acho justo mencionar quem me deu a idéia e também é uma forma de eu oferecer algo mais sobre o assunto para meus visitantes. Nunca perdi nada por fazer isso, muito pelo contrário, ganhei respeito e colaboração de outros blogueiros.
    Algumas pessoas pensam que podem enganar seus leitores... Mas não vejo benefício em ter um blog onde só tem conteúdo alheio, melhor nem criar... Pois fica claro que falta talento ou boa vontade para produzir textos próprios...
    É lamentável que muitos ainda pratiquem o plágio, acho que até mesmo os iniciantes, devem procurar se informar sobre estas coisas, para seguir um caminho limpo na blogosfera e aproveitar bem este meio sem prejudicar os outros :)
    Parabéns pela iniciativa de postar sobre isso, este tema é atemporal e sempre bem vindo!!

    Um enorme beijo e que seu fim de semana seja ótimo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Samanta
      Tudo bem, graças a Deus.

      Este tipo de plágio que você me contou é o cúmulo do absurdo. Pegaram pesado demais, não é mesmo?
      O pior é que não ganharam nada com isto, apenas te aborreceram.

      Este assunto já muito discutido na internet, mas acho que é sempre bom lembrar, principalmente quando você está sofrendo com isto.

      Obrigada por comentar aqui.
      Grande abraço e volte sempre!

      Excluir
  2. Bom dia Erica
    Um alerta excelente. Muito bem explicitado o seu texto amiga. Vim pra adoçar o seu dia e te desejar muita energia e inúmeras alegrias. E deixar meu eterno carinho por você.
    Um beijinho no coração
    Gracita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por adoçar e alegrar meu dia, pelo comentário e pela amizade.
      Um forte abraço!
      bjs

      Excluir
  3. Oi Érica
    Essa semana mesmo pus um comentário numa poesia que misturam algumas palavras de um autor que conheço. A poesia ficou linda, mas de quem é a honra?
    Fazer o quê.
    Eu não gosto de copiar a não ser algo muito difícil que se faz necessário na escola, mas como você disse, não tem visualização(mas coloco os créditos) Isso faço esporadicamente, pois não gosto e nem me sinto bem. Nós temos cabeça é para pensar.
    Obrigada
    Beijos
    Dorli

    ResponderExcluir
  4. Oi Érica!
    Eu quis dizer que Tiradentes e Zumbi tinham ótimos ideais. Por que é feriado Nacional para Tiradentes e não o é para Zumbi?
    Na minha opinião fizeram discriminação entre os dois heróis degolados. Os dois mereciam Feriado Nacional.
    Obrigada pela visita
    Mundo dos Inocentes

    ResponderExcluir
  5. Boa noite! Não podia estar mais de acordo! Aliás há tanto plágio que depois os blogs parecem todos iguais! É por isso que eu procuro sempre a originalidade! Continuação de bom trabalho! Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca havia pensado nisto, mas é verdade. Parecem quase todos iguais.
      Quanto ao conteúdo e a originalidade, talvez seja um dos motivos para estarmos nos tornando amigas. Temos a tendência de nos identificar mais com pessoas que tem os mesmos ideais.
      Eu me reluto muito em comentar em blogs plagiadores, dá para notar logo de cara.

      Obrigada pela visita.

      Excluir
  6. Olá sou multiplicadora passando para te visitar, amei, já estou seguindo, convido a me visitar e se quiser me seguir ficarei feliz!

    http://proaiseartedeeducar.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. oi Erica estou passando para agradecer teu carinho comigo na minha estreia nos multiplicadores. muito legal tua postagem,eu já tive trabalho meu copiado e nem o mérito eu recebi. não me importo de colocarem minhas fotos contanto que sejam honestos em dizer que são minhas. mas é assim que a vida segue adiante! bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá
      Seja Bem-vinda ao Educa Sempre!
      Jura que não se importa que coloquem suas fotos?
      Eu não gostaria nem que dissessem que são minhas e citassem a fonte. As pessoas pensam que tudo que está na net é domínio público, mas não é.
      Obrigada por comentar.
      bjinhos!

      Excluir
  8. Boa noite Érica, parabéns por suas matéria.
    Estou com um projeto de lançar uma revista local de distribuição gratuita mas de muita qualidade com grande conteúdo. Além das propagandas, falaremos de cultura, lazer, esporte, saúde, culinária... Mas gostaria de inserir matérias sobre vida de artistas cantores, matéria de grandes jornalistas...
    Como e onde buscar essas informações sem ter problemas com direitos autorais?

    ResponderExcluir
  9. Olá João!
    Gostaria de poder te ajudar, mas também não sei como deve proceder. Imagino que tenha que entrar direto em contato com o autor do texto ou o artista. Mas não sei ao certo.
    Obrigada pelo elogio e pela visita.
    Abraços!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Gostou da postagem? Deixe aqui seu comentário ou sugestão. Sua opinião é muito importante.