Homenagem aos músicos e entrevista sobre o projeto Música nas Escolas


Em homenagem ao dia do músico (22/11) entrevistei Vantoil de Souza, Diretor Artístico do admirado Projeto Música nas Escolas de Barra Mansa para tirar algumas dúvidas sobre a formação musical, sobre a importância da música na vida das crianças e adolescentes e sobre o próprio Projeto. Confira:



  •  Qual a importância da música na vida de crianças e jovens?
          R: A Música toca a alma e, por isso, é instrumento poderoso na formação do caráter da criança e dos jovens. A prática musical não traz apenas o prazer de tocar um instrumento, acima disso, ela disciplina, orienta, desenvolve o poder de concentração e ensina a trabalhar em grupo e a respeitar os outros. Só isso já é uma contribuição muito grande. Mas, além disso, a prática musical também afasta o jovem de situações de exposição a riscos como droga e violência. Portanto, a música tem importância vital para as crianças e jovens.
  • Como o Projeto Música nas Escolas contribui para a formação dos músicos?
          R: O Projeto Música nas Escolas de Barra Mansa oferece um processo de formação continuada com alto grau de qualidade. O estudante tem acesso à formação musical desde a educação infantil e, se quiser, pode prosseguir até o curso superior.
           O programa inclui percepção, matérias teóricas, prática instrumental, música de câmara e prática de conjunto. Assim, o músico recebe formação completa, ficando preparado para seguir carreira profissional se desejar. Por outro lado, mesmo os que não optarem pela profissionalização recebem uma excelente formação e, por isso, acabam se tornando ótimos ouvintes. Assim, até no processo de formação de plateia o Projeto acaba beneficiando o músico, pois este terá um público preparado e capaz de ouvir e apreciar sua produção.
  • Quem pode participar ? Existe algum pré-requisito?
        R: O Projeto Música nas Escolas de Barra Mansa é voltado para os alunos da rede pública de ensino do município e, por isso, funciona em todas as escolas municipais. Assim, o principal pré-requisito é estar estudando em escola pública. Porém, se o aluno é de escola particular, pode estudar na sede do projeto.
            O Projeto acredita que todos podem estudar música, não havendo qualquer impedimento para essa prática. A diferença é até que nível cada um quer chegar e, isso só depende do estudante. Por isso, não há outro pré-requisito que não o de estar estudando.
  • Como a música pode trazer benefícios à sociedade?
           R: A experiência do Projeto Música nas Escolas de Barra Mansa nos mostrou diversas faces da atuação da música. Não é só o aspecto artístico, mas também os benefícios sociais que a prática musical traz. A redução da violência entre os jovens é um dos aspectos importantes que podem ser verificados e que produzem efeito direto na sociedade. Além disso, quando estão tocando, não existem diferenças quaisquer que sejam. Numa conjunto instrumental, seja orquestra, banda sinfônica, jazz band ou, grupo de música de câmara, todos estão em pé de igualdade. Não há como um fazer  música sozinho. Mesmo no caso de instrumentos solistas como piano ou violão, é necessária a troca com a platéia. Assim o sentimento de comunhão, de generosidade e de entrega fica muito explícito e, isso torna os indivíduos melhores.
  • Qual a maior conquista alcançada pelo Projeto?
          R: A resposta só pode ser uma: A maior conquista alcançada pelo Projeto Música nas Escolas de Barra Mansa são as milhares de crianças e jovens que passaram a fazer da música uma coisa agradável. Cada Criança, adolescente ou jovem que passa pelas ruas de Barra Mansa com um estojo nos ombros ou, que vai ao ensaio dos corais, é um troféu conquistado pelo projeto.
             Obviamente, tivemos grandes conquistas no campo artístico, que incluem acompanhar grandes balés como o Kirov, de São Petesburgo e o Corpo de Baile do Teatro alla Scala, de Milão. Também, grandes solistas e maestros que colaboraram com o projeto. Além disso, as Bandas formadas pelos alunos foram premiadas em todos os concursos que participaram.
             Porém, nossa maior conquista foi ver a música sendo parte da vida de milhares de pessoas em nossa cidade.
  • Quer deixar alguma mensagem para os leitores?
          R: Deixem a música tocar seu coração, porque a música é o instrumento usado por Deus para tocar o coração dos homens.

 

Agradeço a Vantoil pelas preciosas respostas, pelo com carinho e atenção. Desejo a ele e a todos os que trabalham com música, muita perseverança, sucesso e felicidade, neste dia e todos os outros! 



Para saber mais sobre o Projeto Música nas Escolas acesse:  www.musicanasescolas.com

Para conhecer a Orquestra Sinfônica da Barra Mansa acesse: www.osbm.org

Fonte da imagem: http://www.meuvizinho.com.br/

Comentários

  1. Parabéns pelo excelente post. Muito esclarecedor. Adorei ler a entrevista. Beijos
    Gracita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Gracita.
      Eu também achei a entrevista bem esclarecedora.
      Obrigada pela visita.
      Abraços!

      Excluir
  2. QUE BELO PROJETO!
    PARABÉNS...CONTINUEM NESSE CAMINHO...LINDO!

    ResponderExcluir
  3. Olá Multiplicadora Erica, queremos agradecer por suas sugestões para o E.M. através de nosso e-mail. E também que seu pedido para mudar a categoria de seu blog já foi atendido.

    Fiquemos na Paz de Deus, abraços e até breve.

    ResponderExcluir
  4. Oi Erica, parabéns pelo espaço que tens desenvolvido aqui. Gostei muito de conhece-lo. Cheguei aqui através dos Educadores Multiplicadores.
    Está 1000 o espaço!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Leandro. É um prazer tê-lo entre os amigos!

      Excluir
  5. Que bacana Erica. Parabéns pela iniciativa. Amo o trabalho com a música e concordo plenamente com o que o Vantoil mencionou. "Não se faz a música sozinho!" Ela é um misto e precisa ser espalhando para que mais e mais pessoas se encantem.

    Gostei imenso!!! Parabéns à cidade e a você por dar vez e vos ao projeto aqui em teu blog.
    Um abraço e um ótimo fim de semana!

    (=

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado Vanessa.
      Projetos como este devem ser divulgados para motivar nossos governantes a investirem mais em cultura, educação e em atividades que fazem bem para crianças, jovens e toda população.
      Tenha um ótimo fim de semana, também!
      Grande abraço!

      Excluir

Postar um comentário

Gostou da postagem? Deixe aqui seu comentário ou sugestão. Sua opinião é muito importante.