O que os pais precisam saber antes das aulas começarem


As aulas logo irão começar, mas antes de mandar seu filho para a escola você precisa saber:


1- O que seu filho pensa da escola


É importante ouvir o que seu filho pensa ou sente sobre a escola, pois seus sentimentos podem influenciar sua aprendizagem.
Quando a criança vai para a escola pela primeira vez é normal que se sinta insegura e ansiosa. Nos primeiros dia de aulas ela ainda não conhece o professor e os colegas, ainda não confia neles e sente-se desprotegida. Por isto, é importante os pais passarem confiança para a criança falando coisas positivas sobre a escola antes mesmo de começarem as aulas. 
As vezes os pais também sentem-se inseguros, mas jamais podem passar esta insegurança para a criança e muito menos falar mal da escola perto dela. Os pais que fazem isto  podem prejudicar a vida escolar dos filhos.
As crianças que já estudaram na escola, mas que não querem voltar para as aulas também merecem atenção.  É preciso investigar a causa do problema. É normal elas inventarem desculpas para não irem na aula por preguiça ou porque querem ficar mais tempo em casa com os pais, mas também pode ser por falta de interesse por estudo, por problemas de socialização, dificuldades de aprendizagens, etc.  Fique atento ao seu filho e em caso de dúvidas procure ajuda na escola. 

2-  Entender como funciona o período de adaptação


As crianças pequenas que vão para escola pela primeira vez ou que vão mudar de escola devem fazer adaptação escolar, o período de acomodação com o ambiente escolar e socialização com o professor e os novos colegas.

A adaptação escolar varia de escola para escola. Há algumas que permitem que um dos pais fique dentro da sala por um período e há outras  em que os pais não podem ficar, mas as crianças tem um período de aula reduzido, que vai aumentando diariamente até ela se acostumar. 
Há escolas em que a adaptação dura apenas alguns dias, enquanto em outras o tempo pode variar de criança para criança. Então se informe na escola de seu filho. 
Para saber como se comportar nesta fase e como ajudar seu filho na adaptação, acesse: http://www.educasempre.com/2012/02/adaptacao-escolar.html

3- Se informar com a antecedência sobre a data correta do início das aulas e os horários de entrada e saída. 

É legal preparar a criança informando-lhe quanto dias faltam para as aulas começarem e organizar sua rotina para ela acostumar-se com os horários, principalmente a que estudarão de manhã. Também é importante que os pais ou responsáveis se organizem para que consigam seguir corretamente os horários de levar e buscar a criança na escola. Se mora longe, antecipe-se considerando o tempo que levará para chegar até a Instituição de Ensino.

4- Se informar sobre a data da reunião de pais


As escolas costumam fazer reuniões logo no início do ano. São nestas reuniões que você  poderá tirar suas dúvidas sobre o processo escolar de seu filho, terá informações sobre a escola, conhecerá o professor e outros pais, compreenderá o método utilizado e as normas escolares.
Quando você participa das reuniões você mostra  para escola que está preocupado com o desenvolvimento da criança e mostra ao seu filho que se preocupa com sua vida escolar.

5-  Conhecer as regras da escola


As regras geralmente são passadas nas reuniões de pais, mas se por algum motivo importante você não pode ir, então deve se informar sobre as regras da escola com o professor. As regras variam de escola para escola, por exemplo: há escolas que permitem que as crianças levem brinquedos e outras não, a mesma divergência acontece com os lanches, os horários, mensalidades, roupas, etc. Lembre-se de que seguir as regras evita aborrecimentos.

6- O que precisa comprar para o início da aulas


Você deve buscar a lista de materiais da turma de seu filho e se informar sobre do que deve ser comprado para o início das aulas e o que pode ser comprado alguns dias depois. Lembre-se de quem vai se beneficiar dos materiais são as crianças, então não deixe de comprá-los. 


Comentários

  1. Daqui duas semanas haverá reunião de Pais na minha escola, a primeira do ano. Estava a procura de idéias para conversar com os pais dos meus alunos e parece que encontrei várias delas.
    Muito legal este texto, principalmente por colocar os sentimentos dos alunos como a primeira etapa a ser questionada.

    ResponderExcluir
  2. Que bom que o artigo foi útil para você!
    As crianças tem que vir em primeiro lugar, não é mesmo?
    Adorei a sua visita!
    Volte sempre.

    ResponderExcluir
  3. Olá Multiplicadora, boa noite!

    Erica, estamos aqui para informar que, conforme as regras da parceria, você foi uma dos 10+ que mais comentou nas postagens do EDUCADORES MULTIPLICADORES e/ou do MARQUECOMX. Logo, seu blog é destaque em nosso “Top Comentarista” do mês de janeiro. Parabéns!

    Ah! Também fizemos uma postagem a respeito do ranking "Top Blogger 2012" no Marquecomx, confira!

    Abraços, fiquemos na Paz de Deus e até breve.

    Irivan Rodrigues

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Multiplicador
      Obrigada pelas informações. Vou lá conferir.
      Abraços!

      Excluir
  4. Olá amiga
    Muito boa postagem e que sua semana seja de paz

    Abraços.
    RioSul

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Gostou da postagem? Deixe aqui seu comentário ou sugestão. Sua opinião é muito importante.