Brinquedo ou roupa?


Quem já não esteve neste dilema na hora de comprar um presente infantil?


Para quem convive com a criança a escolha é fácil, pois tem a possibilidade de observar o que ela precisa ou gosta, mas quem não convive com ela a escolha pode ser complicada.
Antes de tomar uma decisão, reflita: quem você realmente quer presentear/ agradar?
Se sua intenção principal é agradar os pais, então é provável que presentear com roupa ou sapato são as melhores opções, já que os pouparão de futuros gastos. Mas se a intenção é agradar a criança o brinquedo é a opção ideal, na maioria dos casos.

Porque criança gosta de brinquedos?


Criança gosta de brinquedos porque eles satisfazem alguns de seus desejos e completa seu mundo mágico. Mas o que ela, provavelmente, não sabe é que eles estimulam os sentidos, as emoções, a criatividade e a imaginação, além de ajudar na formação de sua identidade.

Que brinquedo é ideal para cada fase?


Os brinquedos para crianças de 1 a 3 anos devem ser grandes, leves e arredondados, para evitar acidentes. Crianças nesta fase gostam de jogos de encaixe, de instrumentos musicais e brinquedos simples.
Aos 4 anos já é permitido brinquedos de vários tamanhos, mas sem pontas afiadas e nada que ofereça risco à elas. É legal evitar brinquedos que estimulem a violência, pois até os seis anos as crianças ainda estão formando a personalidade.  Elas gostam de brinquedos que as permitam imitar os adultos e assumir diferentes papéis, que estimulem a imaginação e lhe dão liberdade para criar e recriar.
A partir dos 7 anos as crianças preferem jogos que desenvolvam o raciocínio lógico, os que possibilitam a competição e os que estimulem a prática de esportes.  O ideal é sempre comprar brinquedos que os desafiem, de alguma forma.

Então devo comprar brinquedo?


Esta deve ser uma decisão sua. Mas é importante saber que se der um brinquedo estará proporcionando alegria à criança, além de estímulo para aprendizagens importantes para vida. O que, de fato, também agrada os pais.
Erica Bosi




Comentários

  1. Olá Erica, felicidades!

    Quero deixar um muito obrigado pela força deixada no E.M.; e segundo que certamente para quem é pai/mãe este deve ser o dilema todos os anos, comprar roupa ou brinquedo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Educador!
      É muito bom te ver por aqui!

      Nossa nem me fale, todo aniversário, dia das crianças, natais e outras datas, caio no mesmo dilema, mas aí penso "quero presentear a minha filha ou agradar meu bolso?". Então, quase sempre compro um brinquedo que estimule seu cognitivo, a coordenação motora, a imaginação ou a prática de esportes. E você, já passou por isto?

      Desejo que sua semana seja abençoada!

      Excluir
  2. Olá Erica, como vai?

    Não, infelizmente não tenho filho. Se eu tivesse, acho que teria a mesma atitude que a sua, na hora de escolher o presente.

    Irivan, do E.M.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Gostou da postagem? Deixe aqui seu comentário ou sugestão. Sua opinião é muito importante.