Como manter um quarto infantil organizado com três passos

Passou um furacão no quarto dos seus filhos?




Calma, calma. Há solução para esta bagunça. Com três passos simples e alguns combinados com as crianças as brincadeiras vão ficar organizadas e o quarto vai ficar limpinho.


1    Definir e organizar o cantinho da brincadeira;

O primeiro passo é definir o cantinho da brincadeira. Se o quarto infantil for muito pequeno é preciso selecionar algum outro canto da casa para esta atividade, pois as crianças precisam brincar para desenvolver a identidade, a imaginação e a criatividade. O cantinho do brinquedo não precisa ser grande, mas deve ser um lugar em que as crianças possam ficar à vontade, com liberdade para usarem sua imaginação. Mas é claro que a liberdade também deve envolver algumas regras, como por exemplo, “não rabiscar a parede” e “juntar os brinquedos no final da brincadeira”.
Se tiverem muitos brinquedos, ensine-as a doar os que não brincam mais. Explique que há crianças que não tem brinquedos e gostariam de ganhar algum. Diz também que é preciso reduzir o número de brinquedos para deixar o cantinho da brincadeira mais organizado.

2  Definir e estabelecer combinados sobre onde guardar cada coisa;

O segundo passo, para organizar o quarto infantil é definir junto com as crianças onde irá guardar cada coisa. Eles deverão saber que será proibido deixar as roupas jogadas e devem saber onde guardar cada uma, assim como as roupas sujas, os cadernos, os tênis dos meninos e os das meninas.

3     Manter o quarto limpo;

O terceiro passo é deixar bem claro para as crianças que o quarto não é lugar de lixo. Explique para elas que a sujeira pode fazer mal para nosso sistema respiratório, além de outras complicações para o corpo humano.  Estabeleça algumas regras sobre o que pode ser feito no quarto ou não, como comer e recortar papéis. Mostre a elas onde fica a cesta de lixo e explique a sua função.

Anotou?

No início das definições das regras e combinados é preciso ter paciência, pois será preciso repeti-las algumas vezes até que as crianças tenham aprendido. Mas a recompensa deste trabalho de educação será, não só um ambiente limpo e organizado, como também a formação de pessoas conscientes de suas responsabilidades com a limpeza e manutenção de todo ambiente que frequentará por toda a sua vida.

  • Dica extra:


·         Redecore o quarto infantil de tempos em tempos para deixar as crianças mais alegres e renovar suas disposições de organização. Você pode mudar alguns detalhes gastando pouco, como por exemplo, trocando a cortina, o adesivo de parede, o tapete ou os enfeites das prateleiras. Vale a pena gastar um pouquinho só para ver um sorrisão no rostinho deles.

Erica Bosi



Comentários