Livros infantis: saiba comprá-los



No começo do ano as escolas costumam pedir novos livros de literatura infantil,  os pais apressados compram tudo  o que há na lista de material de uma só vez, e poucos dão a necessária  atenção  na compra dos livros. Mas, quem compreende a importância da leitura sabe como é  importante para a formação da criança a escolha de um bom livro.
Os livros infantis não precisam ser didáticos e nem deixar uma lição de moral, ele pode simplesmente contar uma história real ou fictícia para fim de entretenimento, e estes são os livros mais fáceis  para estimular pequenos leitores.
Existe uma grande variedade de livros para todos os gostos, então é legal você perguntar ao seu filho que tipo de livro ele gosta antes de sair às compras. Imagine se seu filho seja fascinado por carros e você compra um livro sobre bichos da fazenda, nada contra este tipo de livro, pode ser instrutivo, mas talvez não seja uma boa opção quando se quer estimular um leitor iniciante. O  bom de conhecer os gostos da criança antes de comprar o livro , é que há uma chance maior do estímulo valer a pena.

Quadrinhoooosss!!
Foto de Patrícia de Oliveira
Quando você vai a uma livraria e pede ajuda para os vendedores a primeira pergunta que te fazem é qual a idade criança, e eles te indicarão alguns livros.
Os livros brinquedos ou livros sonoros são indicados para as crianças menores por conterem poucos textos, muitas imagens e estimularem os sentidos. A partir dos 6 anos a quantidade de textos dos livros devem aumentar gradativamente e os tipos de histórias também mudam : aventuras em ambientes domésticos ou escolares, contos fantasiosos, romance, humor,  ficção científica, diários, crônicas e etc. 
Saiba mais sobre as fases  de leitura da criança no site lendo.org , mas atenção, pois nem sempre os livros indicados para uma faixa etária corresponderá a fase de seu filho. Então avalie a tipo de linguagem, o tamanho dos textos, a formatação  e o tipo de história que o livro apresenta. Se comprar livros complexos demais, seu filho provavelmente desistirá de lê-lo ou não compreenderá o que leu. Os textos demasiadamente complexos podem desestimular o pequeno leitor. Por outro lado, os livros muito simples, fáceis ou repetitivos, podem deixar seu filho desanimado ou aborrecido. O ideal é oferecer livros diversificados, interessantes e até desafiadores, mas indicados para a fase cognitiva em que ele se encontra.
O preço dos livros pode assustar alguns pais a princípio, mas a compra de um livro um pouco mais caro pode ser o melhor investimento na formação dos filhos. Livros como alguns encontrados a R$1,99 são resumidos demais, pouco estimulantes e podem apresentar uma linguagem inapropriada para a fase de leitura dos pequenos. Então, faça orçamentos em livrarias, peça descontos, pesquise em feiras e na internet, mas compre um livro bem legal para eles. 

Comentários

  1. Oi amiga!
    Tô passando por aqui e pegando umas dicas de leitura para crianças.Tudo de bom e boa semana!
    Bjos, RO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo de bom para você também.
      Tenha uma ótima semana e volte sempre!
      Beijos

      Excluir
  2. Oi Erica,
    Estava lendo seu artigo, adorei a dica do site lendo.org, me ajudará muito a classificar a leitura no meu sebo.
    Tenho um sebo especializado em livros infantis: sebomirim.com.br, fico sempre ao ver as pequenas tracinhas devorando nossos livros.

    ResponderExcluir
  3. Boa dica Karin!
    Obrigada pela visita.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Querida amiga

    Há em cada livro
    o poder de encantar
    ou assustar
    as palavras.
    Há de se ter cuidado
    na escolha deste companheiro
    de aprendizagem.

    Cada dia, um sonho.
    É o que desejo
    aos que ocupam o meu coração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade querido amigo, livros contêm estes poderes. Um livro inadequado para a fase da criança pode desmotivar um grande leitor, por isso o é preciso ter muito cuidado na hora de comprar ou sugerir um livro.
      Obrigada, mais uma vez por suas palavras que carinho! :)

      Excluir
  5. Excelente dicas! Orientar os pais para a melhor forma de comprar livros eh muito importante! Desenvolver o habito da leitura mais ainda!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Gostou da postagem? Deixe aqui seu comentário ou sugestão. Sua opinião é muito importante.