Como trabalhar com turma de maternal

como dar aula para maternal
Antes de trabalhar com uma turma de maternal é importante pesquisar sobre a fase de desenvolvimento mental e corporal  das crianças em cada idade para entendê-las melhor e fazer um trabalho mais efetivo.
Crianças de 1 ano se interessam muito por músicas (ótimas para aumentar o vocabulário) e gestos (ajudam melhorar a expressão corporal). Também gostam de vilotrol, bonecas, fantoches, bolas e brincadeiras psicomotoras. Neste estágio é importante estimular o corpo de acordo com as possibilidades de cada criança: engatinhar, buscar um objeto, andar, bater palmas, produzir som com um instrumento musical, se esticar, rolar, etc.
Crianças de 2 anos se interessam  por brincadeiras em que movimentam o corpo e por músicas dançantes. É uma ótima fase para se iniciar  atividades com giz de cera e projetos coletivos, pois eles já são bem falantes e participativos. Projeto de animais são muito populares neste período.
Aos 3 anos as crianças já começam se interessar por dramatizações, escrita do nome, histórias de diferente gêneros, técnicas de desenho e pintura, além de jogos com regras simples e brincadeiras no pátio, pois estão cheios de energia.


Proponha atividades diversificadas de curto prazo, pois bebês geralmente apresentam pouco tempo de concentração. Exemplo: roda de conversa e música, cantinho da história, brincadeira dirigida no pátio ou parque, brincadeira livre com brinquedos diversos, momento da atividade  dirigida, sala de jogos, hora do lanche, sala de vídeo, cantinho da fantasia, etc.
É preciso estar atento às mordidas e brigas por causa de brinquedos, pois na fase de Creche as crianças ainda são egocêntricas e impulsivas, sendo necessário estabelecer rotina, regras e combinados da turma e ajudá-los a lidar com as emoções. 
Antes de fazer seu planejamento de aula é importante consultar o RCNEI indicado pelo MEC e a Proposta Curricular da escola em que você trabalha para saber quais os conteúdos e objetivos específicos para sua turma. Peça ajuda com a Orientação Pedagógica da sua escola caso tenha dúvidas sobre como planejar a sua aula.

A seguir você verá alguns links que podem ser úteis:













Comentários