Adaptação escolar - Dicas para pais e mães





  1. Mostre para a criança que você confia no professor e na escola. Fale bem do professor para seu filho, elogie e mostre empatia. Fale sobre as vantagens de estudar naquela escola (espaço, organização, bons professores, método eficaz, aulas extras...);
  2. Arrume a criança com antecedência e calma. Nada de atrasos nos primeiros dias!
  3. É normal as crianças se sentirem inseguras e desconfortáveis na nova escola, então tudo o que elas precisam é que você prove para ela que a escola é segura e um bom lugar. Se seu filho começar a chorar e dizer que não quer ir à escola, mantenha a calma. Sorria e diga que vai ficar tudo bem. 
  4. Tem pais e mães que também se sentem inseguros em deixar os filhos na escola pela primeira vez e choram. NUNCA façam isso na frente da criança. JAMAIS passem a insegurança para os filhos!
  5. Se o pequeno fizer birra e se recusar a entrar na escola, seja firme e o encaminhe até a sala. Nada de ceder e levá-lo de volta para a casa. Diga à criança que vai ficar esperando ela do lado de fora da escola ou que volta logo para buscá-la. Dê um abraço na criança, sorria e se despeça sem olhar para trás;
  6. Busque a criança no horário combinado. Jamais se atrase no período de adaptação;
  7. Se informe com a professora sobre como tem sido o período de adaptação de seu filho. É normal a criança continuar chorando por um pouco mais de uma semana, mas a maioria para de chorar minutos após entrar na sala e logo se distrai. Então, tenha paciência com seu filho e com o professor. 
  8. Lembre-se que o professor tem muitos alunos para observar e dar atenção, então seja tolerante e educado em ele;
  9. Se o choro ou a birra persistir converse com professor ou peça ajuda com o orientador educacional da escola;
  10. Ouça a criança e pergunte como foi o seu dia de forma positiva. Evite perguntas do tipo: algum aluno te bateu hoje?; a professora brigou com você?;  eles te excluíram de novo?. Perguntas ideais: como foi a sua aula?; fez novas amizades?; o que aprendeu hoje?; está gostando do professor?
  11. Comemore cada conquista de seu filho e valorize sua evolução. Exemplo: Você entrou na escola direitinho hoje, merece até um sorvete!; A professora te elogiou, que orgulho de você! 

Erica Bosi

Comentários